domingo, 14 de dezembro de 2014

Devoção, oração e Relacionamento.

Sábado fui convidada para compartilhar uma palavra de Deus, para os jovens da igreja onde congrego. E que dilema,viu? Fiquei quatro dias pensando no que eu ia falar. Fiz um esboço de um outro tema, mas não foi para frente. Então, um dia antes, lembrei do post que eu publiquei recentemente aqui no blog. Sobre Dedicação. E, ministrei sobre este tema. Acrescentei algumas passagens bíblias, trecho de um livro. Abaixo segue o esquema da ministração de sábado. Ficou grande. E, é claro que não deu tempo de falar tudo. Mas, deu para falar de tudo sem expor todas as passagens que eu coloquei no esquema que eu fiz. Estavam presentes sete pessoas contando comigo. Minha oração é que cada um de nós, venhamos ser atraídos até a presença de Deus. E que a paixão por Jesus venha nos consumir! Então é isso... Que o Senhor desperte uma geração faminta e sedenta por Ele. Uma geração cuja o deus deles não seja o próprio ventre, mas que seja Jesus, o messias!

Devoção (dedicação), oração e Relacionamento.

“Quando Daniel soube que o decreto tinha sido publicado, foi para casa, para o seu quarto, no andar de cima, onde as janelas davam para Jerusalém. Três vezes por dia ele se ajoelhava e orava, agradecendo ao seu Deus, como costumava fazer.” Daniel 6:10

“Mas tu, quando orares, entra no teu aposento e, fechando a tua porta, ora a teu Pai que está em secreto; ”Mateus 6:6

Devoção
Significado: Dedicação íntima; afeto; objeto de especial veneração
Sinônimo de devoção: afeição, dedicação, fervor, piedade
Dedicar: Consagrar, tributar; consagrar-se, devotar-se, dar-se, sacrificar-se por;
Dedicado: Devotado, prestativo; Que se consagra ou se dedica a servir.
Dedicação: Ato ou efeito de dedicar-se; Característica, particularidade, estado ou comportamento da pessoa que se dedica a (alguém ou alguma coisa); Expressão de amor; que demonstra excesso de afeição ou consideração;
Sinônimo de dedicação: afeição, desvelo e devoção;
Antônimo de dedicação: desleixo, desinteresse, descuido, menosprezo;

Fonte: http://www.dicio.com.br/

Palavra chave: Devoção, dedicação, expressão de amor, excesso de afeição, consideração.

· Quando nos dedicamos á algo ou alguém, pressupõe-se que o objeto da nossa dedicação é de alguma maneira importante para nós.
· Exemplos: línguas estrangeiras, música, vestibular, concurso público; Família (casamento, filhos, pais), profissão em geral.
· Resumindo: Tudo na vida, exige de nós tempo e dedicação. Amigos, namorado, marido, esposa, filhos, todos exigirá de mim, de nós, tempo e dedicação. Não é verdade?

Reflexão:
(Livro: Celebração da disciplina, Foster).

  • “A superficialidade é a maldição do nosso tempo. A doutrina da satisfação instantânea é o principal problema espiritual. A necessidade desesperada de hoje é a de um número de pessoas com profundidade.” (Celebração da disciplina, Foster)
  • Grandes homens de Deus devotaram todo seu tempo á oração e á meditação.
  • Requisito principal: Anseio por Deus:

“Como a corça anseia por águas correntes, a minha alma anseia por ti, ó Deus. A minha alma tem sede de Deus, do Deus vivo.” Salmos 42:1-2
  • Talvez em algum lugar nas câmeras subterrâneas de sua vida, você tenha ouvido o chamado para um viver mais profundo. Talvez esteja cansado das experiências fúteis e do ensino raso. Em seu íntimo, você anseia rumar em direção ás profundezas.
  • A vida que agrada a Deus não é a que acumula deveres religiosos. Temos uma única coisa a fazer: experimentar uma vida de relacionamento e intimidade com Deus, o “Pai das luzes, que não muda como sombras inconstantes” (Tiago 1:17)
  • O tipo de devoção voluntária não produz resultado. Nesse contexto devoção voluntária é quando apoiamos apenas em “nossa força de vontade”. Logo, não entenda devoção aqui ministrada, como algo relacionado meramente ao esforço próprio.
  • A necessária mudança interior é obra de Deus e não nossa; Somente Deus consegue trabalhar pelo lado de dentro. A justiça é inalcançável mediante esforço humano. Porém, isso não significa que vamos ficar de braços cruzados e sentados, apenas esperando. Deus é soberano. Mas, existe a responsabilidade do homem. E, é disso que estou falando.
  • Vejamos:“Quem semeia para a sua carne, da carne colherá destruição; mas quem semeia para o Espírito, do Espírito colherá a vida eterna”. Gálatas 6:8
A analogia de Paulo é instrutiva. O agricultor é impotente para fazer a lavoura de grãos se desenvolver.Tudo o que pode fazer é providenciar as condições adequadas para cultivar os grãos. Ele prepara o solo. planta as sementes, rega as plantas. Então as forças naturais assumem seu papel, e o grão cresce. As disciplinas espirituais (oração, jejum, meditação...) também funcionam assim. São os meios que Deus utiliza para nos firmar no chão, num lugar onde ele possa trabalhar em nós e nos transformar. Por si mesmas, as disciplinas espirituais nada podem fazer, exceto levar-nos ao ponto em que algo pode ser feito. 
Imagine uma cordilheira longa e estreita, como uma ribanceira vertinosa de cada lado. O precipício da direita corresponde ao caminho da falência moral, causada pelo ESFORÇO HUMANO para alcançar a justiça (heresia do moralismo). O precipício da esquerda corresponde á falência moral causada pela AUSENCIA DE ESFORÇOS HUMANOS (antinomianismo). Na cordilheira, existe uma trilha, a das disciplinas espirituais. Essa trilha leva á transformação interior e á cura que buscamos. Não devemos inclinar-nos nem para direita nem para a esquerda, mas permanecer na trilha. Ela está pontilhada de dificuldades extremas, mas há também alegrias incríveis. À medida que percorremos o caminho, á benção de Deus vem sobre nós, resconstruindo-nos á imagem de Jesus Cristo. Precisamos sempre nos lembrar de que a trilha em si não produz a mudança: ela apenas nos posiciona onde a mudança pode ocorrer.
  • As mudanças são reais. O amor divino verteu para dentro de nosso espírito e tomou conta de nossos hábitos. Num momento qualquer, um fluxo espontâneo começou a brotar do santuário interno da nossa vida, de onde emanam “amor, alegria, paz, paciência, amabilidade, bondade, fidelidade e domínio próprio” (Gálatas 5:22,23). Não existe mais a cansativa necessidade de esconder dos outros o nosso verdadeiro eu. Não temos de nos esforçar para sermos bons e amáveis: agora somos bons e amáveis.

Vejamos ver alguns exemplos de devoção, dedicação, disciplina.

  • Neemias, um exemplo de oração e devoção.

“E sucedeu que, ouvindo eu estas palavras, assentei-me e chorei, e lamentei por alguns dias; e estive jejuando e orando perante o Deus dos céus.E disse: Ah! Senhor Deus dos céus, Deus grande e terrível! Que guarda a aliança e a benignidade para com aqueles que o amam e guardam os seus mandamentos; Estejam, pois, atentos os teus ouvidos e os teus olhos abertos, para ouvires a oração do teu servo, que eu hoje faço perante ti, dia e noite, pelos filhos de Israel, teus servos; e faço confissão pelos pecados dos filhos de Israel, que temos cometido contra ti; também eu e a casa de meu pai temos pecado”. Neemias 1:4-6

Cap. 1: Neemias lamenta por causa da destruição de Jerusalém. Neemias, jejuou, orou, clamou a Deus.
Cap. 2: Neemias largou o conforto do palácio do Rei para ir de encontro ao seu povo, ao povo de Deus. Neemias foi cumprir a vontade de Deus. Caso contrário Deus não estaria com Neemias. E algumas vezes no capítulo lemos que “Deus era com Neemias”. Neemias vai até Jerusalém. Anima o povo á reedificar o muro. E ainda nesse mesmo cap. Temos que Sambalate e Tobias estava em oposição ao projeto de Neemias .
Cap. 3: Dedicação de Neemias e das pessoas envolvidas na construção do muro, em unidade.
Em geral, lendo o livro de Neemias, percebemos que ele, foi redicularizado (Ne 2:19), Cospiraram para ataca-lo (Ne 4:7-8), Zombaram dele (4:1-2), Planejaram o mal para neemias (6:1-2), Conspiraram para desacreditarem de Neemias (6:10), etc.
·Neemias não desistiu. Porque? Porque o amor de Deus estava dentro dele. Somente “o amor é paciente, benigno, tudo sofre, tudo crê, tudo espera,tudo suporta”; (1 Co 13). E, este amor é proveniente do relacionamento dele com Deus. Não há outro meio para receber este amor (ágape). Senão através do relacionamento verdadeiro e intimo com Deus. Ele é a fonte do amor. Ele é amor. Deus é amor (I João 4:16);

  • Josué

“Esforça-te, e tem bom ânimo; porque tu farás a este povo herdar a terra que jurei a seus pais lhes daria. Tão somente esforça-te e tem mui bom ânimo, para teres o cuidado de fazer conforme a toda a lei que meu servo Moisés te ordenou; dela não te desvies, nem para a direita nem para a esquerda, para que prudentemente te conduzas por onde quer que andares. Não se aparte da tua boca o livro desta lei; antes medita nele dia e noite, para que tenhas cuidado de fazer conforme a tudo quanto nele está escrito; porque então farás prosperar o teu caminho, e serás bem sucedido. Não to mandei eu? Esforça-te, e tem bom ânimo; não temas, nem te espantes; porque o Senhor teu Deus é contigo, por onde quer que andares.” Josué 1:6-9

Nessa passagem encontramos que Deus promete a josué estar com ele por onde quer que ele fosse. Mas, Deus também, delegou responsabilidades para Josué, como ter bom animo, cuidar de caminhar conforme a lei de Deus, e meditar no livro da lei, de dia e de noite. 
Será que somos mais fortes que Josué? Somos homens e mulheres mais espirituais a ponto de nos dar o capricho de não ler a palavra de Deus? De não dedicar tempo para estar conversando com Deus? 

  • Davi, exemplo de dedicação, amor, entrega.

“E, quando este foi retirado, levantou-lhes como rei a Davi, ao qual também deu testemunho, e disse: Achei a Davi, filho de Jessé, homem conforme o meu coração, que executará toda a minha vontade. Da descendência deste, conforme a promessa, levantou Deus a Jesus para Salvador de Israel;” Atos 13:22-23

Davi era um homem de meditação. Ele parava para contemplar Deus:

Meditarei também em todas as tuas obras, e falarei dos teus feitos. 
Salmos 77:12

Os meus olhos anteciparam as vigílias da noite, para meditar na tua palavra.
Salmos 119:148

Lembro-me dos dias antigos; considero todos os teus feitos; medito na obra das tuas mãos. Salmos 143:5

Oh! quanto amo a tua lei! É a minha meditação em todo o dia. 
Salmos 119:97

  • Oseias um homem dedicado; 
    •  Oseias representa a dedicação e o povo representa o desleixo.
    • Oseias se casa com uma prostituta: “O princípio da palavra do Senhor por meio de Oséias. Disse, pois, o Senhor a Oséias: Vai, toma uma mulher de prostituições, e filhos de prostituição; porque a terra certamente se prostitui, desviando-se do Senhor.” Oséias 1:2
    • Oseias é traído. Assim como o povo de Deus o traía. “Porque sua mãe se prostituiu; aquela que os concebeu houve-se torpemente, porque diz: Irei atrás de meus amantes, que me dão o meu pão e a minha água, a minha lã e o meu linho, o meu óleo e as minhas bebidas.” Oséias 2:5
    • Em Oseias é expresso a vontade Deus, o desejo de Deus por nós, o amor de Deus pelo seu povo:

“Portanto, eis que eu a atrairei, e a levarei para o deserto, e lhe falarei ao coração.E naquele dia, diz o SENHOR, tu me chamarás: Meu marido; e não mais me chamarás: Meu senhor. E da sua boca tirarei os nomes dos Baalins, e não mais se lembrará desses nomes” Oséias 2:14-17

    • É desejo do Senhor O RELACIONAMENTO!

“ E o SENHOR me disse: Vai outra vez, ama uma mulher, amada de seu amigo, contudo adúltera, como o SENHOR ama os filhos de Israel, embora eles olhem para outros deuses, e amem os bolos de uvas. E comprei-a para mim por quinze peças de prata, e um ômer, e meio ômer de cevada; E ele lhe disse: Tu ficarás comigo muitos dias; não te prostituirás, nem serás de outro homem; assim também eu esperarei por ti. “Oséias 3:1-3

    • Será que nos dias de hoje não estamos como o povo que viviam na época de Oseias. Vejamos a profecia de Oseias para aquele povo:

“Ouvi a palavra do SENHOR, vós filhos de Israel, porque o SENHOR tem uma contenda com os habitantes da terra; porque na terra não há verdade, nem benignidade, nem conhecimento de Deus. Só permanecem o perjurar, o mentir, o matar, o furtar e o adulterar; fazem violência, um ato sanguinário segue imediatamente a outro”. Oséias 4:1-2

“O meu povo consulta a sua madeira, e a sua vara lhe responde, porque o espírito da luxúria os engana, e prostituem-se, apartando-se da sujeição do seu Deus. Sacrificam sobre os cumes dos montes, e queimam incenso sobre os outeiros, debaixo do carvalho, e do álamo, e do olmeiro, porque é boa a sua sombra; por isso vossas filhas se prostituem, e as vossas noras adulteram”. Oséias 4:12-13

    • Onde nossa devoção deve se encontrar:

“Então conheçamos, e prossigamos em conhecer ao Senhor; a sua saída, como a alva, é certa; e ele a nós virá como a chuva, como chuva serôdia que rega a terra”. Oséias 6:3

    • O amor de Deus por sua Noiva é a causa de não sermos consumidos.
    • Deus nos ama profundamente. E mesmo que o seu povo tenha prostítuido contra Ele, Ele não desistiu de nós. Ele não abriu mão do relacionamento.

“Eu os remirei da mão do inferno, e os resgatarei da morte. Onde estão, ó morte, as tuas pragas? Onde está, ó inferno, a tua perdição? O arrependimento está escondido de meus olhos”. Oséias 13:14

“Eu sararei a sua infidelidade, eu voluntariamente os amarei; porque a minha ira se apartou deles”. Oséias 14:4

“Como te deixaria, ó Efraim? Como te entregaria, ó Israel? Como te faria como Admá? Te poria como Zeboim? Está comovido em mim o meu coração, as minhas compaixões à uma se acendem”. Oséias 11:8

  • Alguns exemplos encontrados no Novo testamento

Pedro e André. “E, andando junto do mar da Galiléia, viu Simão, e André, seu irmão, que lançavam a rede ao mar, pois eram pescadores. E Jesus lhes disse: Vinde após mim, e eu farei que sejais pescadores de homens. E, deixando logo as suas redes, o seguiram. E, passando dali um pouco mais adiante, viu Tiago, filho de Zebedeu, e João, seu irmão, que estavam no barco consertando as redes, E logo os chamou. E eles, deixando o seu pai Zebedeu no barco com os jornaleiros, foram após ele”. Marcos 1:16-20

Paulo. Ele mesmo declarou “Já estou crucificado com Cristo; e vivo, não mais eu, mas Cristo vive em mim; e a vida que agora vivo na carne, vivo-a pela fé do Filho de Deus, o qual me amou, e se entregou a si mesmo por mim”. Gálatas 2:20

Estevão. “E apedrejaram a Estêvão que em invocação dizia: Senhor Jesus, recebe o meu espírito”. Atos 7:59 

Jesus. 
Em primeiro lugar, aquele que quiser salvar sua vida, irá perde a sua vida neste mundo corrupto.“Porque, qualquer que quiser salvar a sua vida, perdê-la-á; mas qualquer que, por amor de mim, perder a sua vida, a salvará”. Lucas 9:24 

 “E aconteceu que naqueles dias subiu ao monte a orar, e passou a noite em oração a Deus”. Lucas 6:12

Jesus exemplo de submissão. Relacionamento. Entrega. Devoção. Paixão. Oração. Amor. Entrega.Jesus é o modelo!Ele doou sua vida, ele voluntariamente entregou sua vida. Tudo para que fossemos salvos, tudo para termos livre acesso ao Pai, e podermos então se relacionar com Ele. Ele nos amou com amor eterno! Verdadeiramente! Como ainda insistimos a não querer conhecer este Deus? Porque é impossível conhece-lo e não se apaixonar por Ele. Jesus é irresistível! 

  • Outros exemplos de devoção, entrega, disciplina - Homens que fizeram a diferença em seu tempo:

Rees, O intercessor .
Cap. 18 O voto de um narizeu, pág. 126 e 127;

Ao voltar de londres, Rees, foi chamado (por Deus) a pôr-se de joelho durante três horas todas as noites, das 18:00 ás 21:00, depois que voltava da mina. Agora, ele era chamado para abrir mão de todas as suas atividades espirituais exercidas fora. E ele nem deveria comparecer ás reuniões na missão. Ele deveria ler a bíblia toda de joelhos, o que era, na verdade, o modo como sempre fazia, e o Espírito Santo seria seu professor. "Levou-me um pouco de tempo antes que pudesse aprender a estar absolutamente quieto na presença do Senhor", disse ele.[...] As condições de "permanência"forma: (1) Jejum - duas refeições por dia. (2) Viver em atitude de oração - o que significava andar sem chapéu, com a cabeça descoberta (naquela época esse ato era vergonhoso). (3) Abrir mão de todo trabalho externo da missão, e não ir a um culto sequer. (4) Das três horas por noite a serem passdas de joelhos, duas eram da leitura da palavra de e uma de espera diante de Deus. Ele sabia que deveria haver outras posições de "permanência", porém, essas ainda não lhe tinham sido indicadas.

Jonathan Edwards

" Imediatamente antes do sermão “Pecadores na mão de um Deus irado”, por três dias Edwards não se alimentara; durante três noites não dormira. Rogara a Deus sem cessar: 'Dá-me a Nova Inglaterra!' Ao levantar-se da oração, dirigindo-se para o púlpito, alguém disse que tinha o semblante de quem fitara, por algum tempo, o rosto de Deus. Antes de abrir a boca para proferir a primeira palavra, a convicção caiu sobre o auditório. Em certa altura do sermão um homem correu para frente suplicando por oração, sendo interrompido pelos gemidos dos homens e mulheres; quase todos ficaram de pé ou prostados no chão, alguns se agarrando ás colunas da igreja, pensando que o juízo final havia chegado. Durante a noite inteira ouviu-se na cidade, em quases todas as casas, o clamor daqueles que, até aquela hora, confiavam em sua própria justiça"

Livreto: O que é avivamento, um exemplo na India

Mulheres viúvas que dedicaram suas vidas á oração diária por avivamento. Começou com 70 pessoas, mas chegou ao número de 550 pessoas reunidas para orar. E o avivamento chegou até aquele lugar. Tiveram experiência sobrenatural com Deus. Elas se esqueciam de comer, e de dormir, e noites e dias inteiros foram preenchidos por oração.

Livreto: Quer avivamento na sua igreja?

O pastor que orou por avivamento na sua igreja . No inicio a reunião de oração era de quatro á sete pessoas (o termômetro espiritual da vida de uma igreja é a reunião de oração). O avivamento chegou. A própria atmosfera da cidade ficou carregada com o poder sobrenatural de Deus.

Então temos que,
  • Quando uma pessoa é apaixonada por Jesus, ela dedica tempo para estar com Jesus, para relacionar-se com Ele.
  • Ao ler biografias de homens e mulheres que relacionaram com Deus existe algo em comum a todos eles, que é o amor e a dedicação. Essas pessoas investiram suas vidas para viver um relacionamento com Cristo. Elas entendiam o seu papel de noivas de Cristo.
  • Nossa ação é, em muitos casos, mais importante do que as nossas palavras.
  • O nosso Deus é vivo e pessoal. Na bíblia Deus é conhecido como Pai, Esposo, Irmão, Filho, amigo... O nosso Deus tem sentimentos. Jesus é apaixonado por nós. Nós temos um Deus que está constantemente nos cortejando e nos presenteando. Isso é fantástico!
  • O nosso Noivo é o Deus de glória, Ele não precisa de nós, Ele é suficiente em si mesmo, e mesmo assim, Ele deseja a nossa companhia.

"Noivo simplesmente significa prometido. Essa é a mais íntima de todas as metáforas que Jesus escolheu para descrever seu amor e desejo por nós, e o tipo de relacionamento para o qual ele nos convida". Em busca da Alma feminina, John & Stasi Eldredge
  • Deus sussurra em nosso ouvido todos os dias: Eu a amei com amor eterno. Assinado, Deus (Jeremias 31:3)

E o que me preocupa é o fato da nossa geração não estar correspondendo a este amor. Me preocupa ver uma geração de "crentes" vazios de Deus. Estamos vazios de Deus e cheios do mundo: Cheios de vaidade, cheios de egoísmo, cheios de orgulho, cheios de soberba, cheios de si mesmo, cheios do desleixo (o oposto da dedicação).
Uma geração onde Jesus não têm sido o centro. Uma geração onde a nossa realidade tem sido: “busquem as outras coisas em primeiro lugar” e “o reino de Deus será acrescentado”. Estão invertendo os princípios. Está errado! Então, eu me pergunto, o que está acontecendo com nós? Não há desespero em nós pela presença de Deus! Não há um clamor genuíno! Não há amor! Não há dedicação! Não há devoção!

  • "Mas tu, quando orares, entra no teu aposento e, fechando a tua porta, ora a teu Pai que está em secreto; e teu Pai, que vê em secreto, te recompensará publicamente." (Mateus 6:6)

O desejo de Deus em estar com você é tão grande... que Ele promete te recompensar por isso. Dá para compreender? Um amor tão grande como o amor de Deus por mim e por você? Um amor que diz "Fique comigo", um amor que diz "Eu te recompenso", "Eu sou tão feliz quando estou com você minha noiva". Que amor é esse? Não é pela recompensa que vamos correr para nosso quarto, e sim por amor... Porque não há palavras quando olhamos para um Deus tão amoroso quanto este. O amor de Deus nos constrange.

“Entretanto, enquanto não haver convicção da necessidade de mudança, não pode haver nenhum desejo de alcança-la. Deus, no entanto tem seus próprios caminhos”. (O intercessor)

Meus filhinhos, não amemos de palavra, nem de língua, mas por obra e em verdade. 1 João 3:18

O mundo em que vivemos está faminto de pessoas genuinamente transformadas. Leon Tolstoi observa: Todo mundo pensa em mudar a humanidade; ninguém pensa em mudar a si mesmo. Estejamos nós entre os que acreditam que a transformação interior é um objetivo digno de nossos melhores esforços.

O que Deus quer de você?

Estou procurando pelo desfiladeiro.
É seu nome que estou chamando.
Embora você esteja tão distante.
Sei que ouve minha súplica.
Por que não me responde?
Aqui estou.
Aqui estou.

(Emmylon Harris, Here I AM)
  • Oração

Nesse momento, oramos no culto. 
E que você, possar orar ao Pai, que está em secreto. Ele te recompensará. Ele deseja o seu coração! Não se esqueça que Ele te amou com amor Eterno. Vá de encontro á este amor!

13-12-2014
Culto de jovens
Igreja evangélica vida com Cristo
Priscila

Os doze espias

"Números, cap. 13 Versos 25 a 33 - Ao fim de quarenta dias, eles voltaram de sondar a terra. Ao chegarem, apresentaram-se a Moisés e ...