quinta-feira, 16 de fevereiro de 2017

Os doze espias

"Números, cap. 13 Versos 25 a 33 - Ao fim de quarenta dias, eles voltaram de sondar a terra. Ao chegarem, apresentaram-se a Moisés e a Arão, e a toda a comunidade dos israelitas, no deserto de Parã, em Cades; então relataram tudo a eles e a toda a comunidade e mostraram-lhes o fruto da terra. E, prestando contas a Moisés, disseram: Fomos à terra à qual nos enviaste. Ela, de fato, dá leite e mel; e este é o seu fruto. Contudo o povo que habita nessa terra é poderoso, e as cidades são fortificadas e muito grandes (...) Então Calebe fez o povo calar-se diante de Moisés e disse: Temos de subir e nos apoderar dela, pois com certeza conseguiremos prevalecer contra ela. Mas os homens que haviam subido com ele disseram: Não conseguiremos subir contra aquele povo, porque é mais forte do que nós. Então, depreciaram diante dos israelitas a terra que haviam sondado: A terra por onde passamos para conhecê-la é uma terra que devora os seus habitantes; e todos os que vimos nela são homens de grande estatura. Também vimos ali os nefilins; e éramos como gafanhotos aos nossos próprios olhos e também aos olhos deles."



"Números, cap. 14 versos 1 a 9 - Então toda a comunidade levantou a voz e gritou; e o povo chorou naquela noite. E todos os israelitas murmuraram contra Moisés e Arão; e toda a comunidade lhes disse: Seria melhor se tivéssemos morrido na terra do Egito. Seria melhor se tivéssemos morrido neste deserto! Por que o SENHOR nos trouxe a esta terra para cairmos à espada? Nossas mulheres e nossas crianças serão capturadas. Não seria melhor voltar para o Egito? E diziam uns aos outros: Escolhamos um chefe e voltemos para o Egito. Então Moisés e Arão prostraram-se com o rosto em terra diante de toda a assembleia da comunidade dos israelitas. E Josué, filho de Num, e Calebe, filho de Jefoné, que faziam parte dos que haviam sondado a terra, rasgaram suas roupas e falaram a toda a comunidade dos israelitas: A terra por onde passamos para conhecê-la é extraordinária. Se o SENHOR se agradar de nós, então nos estabelecerá nessa terra e a dará para nós, terra que dá leite e mel. Apenas não sejais rebeldes contra o SENHOR e não temais o povo dessa terra, pois será comido por nós como pão. Eles estão sem defesa, e o SENHOR está conosco. Não os temais."


Nos capítulos 13 e 14 do livro de  Números nós nos deparamos com doze espias - onde dez foram incrédulos e dois não. Calebe e Josué creram enquanto os demais não. No entanto os doze espias estavam expostos ás mesmas circunstâncias e todos eles viram a terra (a recompensa) quanto também os gigantes (o obstáculo), mas a reação de dois dos espias foram diferentes, eles tiveram fé na Palavra de Deus. Ora, se Deus havia dito que daria a eles uma terra é porque Ele faria isso, eles tinha confiança no que foi dito por Deus. Todo o povo de Israel viram os sinais no Egito, todos viram o mar se abrir, todos comeram do maná, todos viram a nuvem de dia e a coluna de fogo de noite que estavam com eles por onde caminhavam, eles viram as manifestações de Deus e ouviram Deus, eles viram maravilhas e mesmo diante de tudo o que Deus havia realizado no meio deles, somente Josué e Calebe permaneceram com fé. 

E atualmente não é diferente, o cenário não mudou, e provavelmente não irá mudar; nós teremos que conviver em meio aos incrédulos e crédulos, se considerarmos a mesma proporção a respeito do que aconteceu, teríamos que conviver na igreja com 83% de pessoas incrédulas e apenas 17% de pessoas que de fato acreditam e confiam em Deus independentemente das circunstâncias, se o cenário de Números se repetisse, esta seria a estatística atual. Vejamos outro problema, quando os espias incrédulos disseram que não era possível conquistar a terra, eles conseguiram desanimar todo o povo. De modo que o povo murmurou e temeu preferindo, se possível, retornar ao Egito. A pergunta que precisamos fazer e pensar a respeito são: qual é o relatório que estamos ouvindo? Será que não tem nos feito desanimar? E, por outro lado, qual o relatório que nós temos dado? Será que não temos feito os outros desanimarem também? Enfim... que Deus nos ajude a ter fé, e não somente ter a fé mas permanecer na fé.

att,
Priscila G.
16-02-17


domingo, 5 de fevereiro de 2017

Eu sou o Senhor. Crês nisso?

"Fala aos israelitas: Eu sou o SENHOR vosso Deus.
Não imitareis os costumes da terra do Egito, onde habitastes, nem imitareis os costumes da terra de Canaã, para a qual eu vos levo; não andareis segundo seus estatutos. Obedecereis aos meus preceitos e guardareis os meus estatutos, para andardes neles. Eu sou o SENHOR vosso Deus. Guardareis os meus estatutos e as minhas normas, pelas quais o homem viverá, se obedecer a eles. Eu sou o SENHOR. Portanto, guardareis o meu mandamento para que não venhais a cair em nenhum desses costumes repugnantes praticados antes de vós, e para que não vos contamineis com eles. Eu sou o SENHOR vosso Deus." (Levitíco 18:1-5,30)
"Jesus lhe respondeu: Eu sou o caminho, a verdade e a vida; ninguém chega ao Pai, a não ser por mim" (João 14:6). "Eu sou o Alfa e o Ômega, o princípio e o fim, diz o Senhor, que é, e que era, e que há de vir, o Todo-Poderoso"(Apocalipse 1:8). "Eu sou o pão da vida; quem vem a mim jamais terá fome, e quem crê em mim jamais terá sede" (João 6:35) ."Eu sou a luz do mundo; quem me segue não andará em trevas, mas terá a luz da vida" (João 8:12)."Eu sou a porta. Se alguém entrar por mim, será salvo. Entrará e sairá, e achará pastagem" (João 10:9). "Eu sou a videira; vós sois os ramos. Quem permanece em mim e eu nele, esse dá muito fruto; porque sem mim nada podeis fazer" (João 15:5). "Eu sou a raiz e a geração de Davi, a resplandecente estrela da manhã" (Apocalipse 22:16). "Eu sou a ressurreição e a vida; quem crê em mim, mesmo que morra, viverá; e todo aquele que vive, e crê em mim, jamais morrerá. Crês nisso?" (João 11:25).
"Ninguém pode servir a dois senhores; porque ou odiará a um e amará o outro, ou se dedicará a um e desprezará o outro." (Mateus 6:24)
Eu sou o Senhor vosso Deus. Eu sou o Senhor. Eu sou o caminho. Eu sou a verdade. Eu sou a vida. Eu sou o alfa. Eu sou o Ômega. Eu sou o principio. Eu sou o fim. Eu sou o que era. Eu sou o que há de vir. Eu sou o todo poderoso. Eu sou o pão da vida. Eu sou a luz do mundo. Eu sou a porta. Eu sou a videira. Eu sou a raiz e geração de Davi. Eu sou a estrela da manhã. Eu sou a ressurreição. Eu sou a vida! Portanto, não imiteis os costumes da terra do Egito; não imiteis os costumes da terra de Canaã; não imiteis as obras do deus deste século "entre os quais cegou a mente dos incrédulos, para que não vejam a luz do evangelho da glória de Cristo, o qual é a imagem de Deus" (2 Co 4:4). Obedeça aos meus preceitos; guarde os meus estatutos; guarde as minhas normas. Siga-me e ...  encontrará o Pai; jamais terá fome; jamais terá sede; não andará em trevas; será salvo; achará pastagem; será frutífero; e viverá! Crês nisso? 

Yeshua é o nosso exemplo a ser seguido. Ele é o Messias, o verbo que se fez carne. Yeshua cumpriu toda a lei. Ele é o cordeiro de Deus que morreu como sacrifício pelos nossos pecados. Ele é o Senhor nosso Deus, somente em Yeshua encontraremos vida, abrigo e segurança. Yeshua é o Deus-Homem a quem nós devemos imitar. 

Entretanto, nós insistimos em imitar as obras do deus deste século; nós insistimos em andar segundo o curso deste mundo; nosso coração permanece dividido entre dois senhores, mas o fato é que um desses senhores tem sido amado e o outro não, um tem recebido muito da nossa dedicação e o outro não. Nosso coração permanece endurecido para as leis do Senhor porque ainda estamos fascinados pelas leis do mundo. 

Oh Deus, tenha misericórdia de nós, e não desista de nós! E que nós sejamos impactados pela Obra de Cristo, que nós venhamos conhecê-lo e imita-lo, porque Ele, e somente Ele, é o caminho que nos guia até Deus. Yeshua, Deus-homem, viveu a verdade, a justiça e o amor. Se fez servo para que nós aprendêssemos a servir, a amar, a sermos justos e santos como Ele é. 

Deus abra nossos olhos! Deus inscreva as suas leis em nosso coração como foi profetizado pelo profesta Jeremias "Porei a minha lei na sua mente e a escreverei no seu coração. Eu serei o seu Deus, e eles serão o meu povo"(Jeremias 31: 33). Escreva sua lei em nossos coração, Senhor, para nós não pecarmos contra Ti. Abra os nossos olhos para que sejamos fascinados por você, DEUS! Precisamos de você, YESHUA!


Chris Tomlin - I Will Follow  (Eu vou seguir)


05-02-17 
Priscila G. 

Os doze espias

"Números, cap. 13 Versos 25 a 33 - Ao fim de quarenta dias, eles voltaram de sondar a terra. Ao chegarem, apresentaram-se a Moisés e ...