sexta-feira, 8 de julho de 2016

O método da Graça

Trechos retirados do livreto " O Método da Graça "  por George Whitefield. 

"Mas, antes de eu começar, permita-me uma ou duas advertências. E a primeira é que, com certeza, você acredita que a religião seja uma coisa individual; você acredita que seja uma obra no coração, um trabalho forjado na alma pelo poder do Espírito de Deus. Pois a religião está em representada nas Escrituras como a obra de Deus no coração. O reino de Deus está em nós, diz o Senhor; A outra advertência é que não se pode limitar Deus a um modo de agir. Isto não quer dizer que todas as pessoas, antes de ter uma paz duradoura em seus corações, são obrigadas a ter os mesmos graus de convicção. Não; Deus tem várias maneiras de trazer Seus filhos de volta ao lar; Seu Santo Espírito sopra quando, onde e como Lhe apraz."

"Em primeiro lugar, então, antes de poder falar de paz no coração, você deve ver, sentir, chorar, lamentar, suas transgressões contra a lei de Deus. De acordo com o pacto de obras, a alma que pecar, essa morrerá; maldito seja o homem que não permanece em todas as coisas que estão escritas no livro da lei, para fazê-las. Nós não temos apenas que fazer algumas coisas, mas todas as coisas, e temos que continuar fazendo; de modo que o menor desvio da lei moral, de acordo com o pacto de obras, seja em pensamento, palavra ou ação, merece a morte eterna da parte de Deus."

"Deixem-me perguntar-lhes, na presença de Deus, se vocês sabem que houve um tempo, quando Deus escreveu coisas amargas contra vocês, quando as setas do Todo-Poderoso estavam sobre vocês? A lembrança dos seus pecados já lhes perturbou? O peso dos seus pecados é intolerável? Vocês já viram que a ira de Deus poderia justamente cair sobre vocês por causa de suas transgressões contra Deus? Alguma vez em toda a sua vida vocês se arrependeram dos seus pecados? Vocês poderiam dizer: meus pecados estão sobre a minha cabeça como um fardo muito pesado para suportar? Alguma vez vocês experimentaram qualquer coisa assim? Alguma vez algo como isso se pôs entre Deus e suas almas? Se não, pelo amor de Jesus Cristo, não se chamem de Cristãos; vocês podem falar de paz aos seus corações, mas não há paz. Que o Senhor os desperte, que o Senhor os converta, que o Senhor lhes dê a paz, se for Sua vontade, antes de voltarem para suas casas!"

"Há muitas pobres almas que se julgam ótimas pensadoras, ainda que pretendam dizer que não haja essa coisa de pecado original; eles culparão a Deus pela injustiça de imputar o pecado de Adão a nós; Deixe-os olhar para o mundo afora e ver as perturbações nele, e pensarem, se puderem, se isto é o paraíso em que Deus colocou o homem. Não! Tudo no mundo está em desordem. Se olharmos para dentro de nós, veremos o suficiente de luxúria e oposição contra Deus. Existe orgulho, malícia e vingança nos corações de todos nós; e esta condição não pode vir de Deus; vem do nosso primeiro pai, Adão. No entanto, porém, algumas pessoas podem negar isto, mesmo quando a convicção vem, todos os raciocínios carnais são derrubados imediatamente e a pobre alma começa a sentir e ver a fonte da qual todos os rios poluídos fluem."

"Quando o pecador começa a despertar, ele começa a se perguntar: Como me tornei tão mau? O Espírito de Deus, em seguida, age, e mostra que ele não tem nada de bom em si mesmo por natureza; em seguida, ele vê que está totalmente fora do caminho, que se fez totalmente abominável, e a pobre criatura é feita para viver aos pés do trono de Deus, e reconhecer que Deus seria justo ao condená-lo, ao afastá-lo, embora nunca houvesse cometido um único pecado em sua vida. Estou verdadeiramente convencido de que o pecado original é a maior carga de um verdadeiro convertido; isso sempre aflige a alma regenerada, a alma santificada. A habitação do pecado no coração é o fardo de uma pessoa convertida; é a carga de um verdadeiro Cristão. Ele chora continuamente: “Quem me livrará do corpo desta morte”, esta corrupção que habita em meu coração? Isto é o que mais perturba a pobre alma."

“Além disso: antes que vocês possam falar de paz nos seus corações, vocês devem não só ser incomodados pelos pecados de sua vida, o pecado de sua natureza, mas da mesma forma pelos pecados de seus melhores deveres e desempenhos. Quando uma pobre alma é de algum modo despertado pelo temor do Senhor, então a pobre criatura, nascida sob o pacto das obras foge diretamente para um pacto também de obras. E, como Adão e Eva se esconderam entre as árvores do jardim e coseram folhas de figueira para cobrir sua nudez, da mesma forma o pobre pecador, quando desperta, corre para as suas funções e seus desempenhos para esconder-se de Deus, e remendará uma justiça própria. Diz ele, serei poderosamente bom agora, me reformarei, farei tudo o que puder; e então, certamente, Jesus Cristo terá misericórdia de mim. Mas, antes que você possa falar de paz no seu coração, você deve ser levado a ver que Deus pode condenar-lhe pela melhor oração que você já tenha feito; você deve ser feito ver que todos os seus deveres, toda a sua justiça — como o profeta belamente expressa — colocados juntos, estão tão longe de recomendar-lhe a Deus, estão tão longe de ser qualquer motivo e estímulo para Deus para que tenha misericórdia de sua pobre alma, que Ele os verá como um trapo imundo, um pano imundo, que Deus odeia, e não pode suportar, se você levá-los para Ele a fim de merecer o Seu favor. Meus queridos amigos, o que há em nossas ações para recomendar- nos a Deus? Nossas pessoas estão em um estado injustificado por natureza, merecemos ser condenados milhares de vezes; e qual deve nossa atitude? Não podemos fazer nada de bom por natureza: “Os que estão na carne não podem agradar a Deus”. Você pode fazer muitas coisas materialmente boas, mas você não pode fazer uma coisa formalmente e absolutamente boa; porque a natureza não pode agir além de si mesma. Depois que somos regenerados, ainda que sejamos renovados em parte, o pecado interior continua em nós, e há uma mistura de corrupção em cada um de nossos deveres; de modo que se depois de sermos convertidos, Jesus Cristo apenas nos aceitasse segundo as nossas obras, essas obras nos condenariam, pois até nossa oração está distante da perfeição que a lei moral exige. Eu não sei o que você pode pensar, mas posso dizer que eu consigo orar, mas peco; posso pregar para vocês ou quaisquer outros, mas eu peco; não posso fazer nada sem pecado; e, como alguém expressou, meu arrependimento precisa se arrepender, e minhas lágrimas precisam ser lavadas no precioso sangue do meu querido Redentor. Nossas melhores obras são como pecados esplêndidos."

"Antes de você poder falar de paz em seu coração, você não deve enojar-se de seu pecado original e atual, de sua justiça, de todos os seus atos. Deve haver uma profunda convicção antes de abandonar sua justiça própria; este é o último ídolo a ser retirado do nosso coração. *O orgulho do nosso coração não vai deixar que nos submetamos à justiça de Jesus Cristo*. Há muitos que agora podem dizer: Bem, nós acreditamos em tudo isso; mas há uma grande diferença entre falar e sentir. Alguma vez você sentiu a falta de um querido Redentor? Vocês já sentiram necessidade de Jesus Cristo, por causa da deficiência de sua justiça própria? E agora vocês
podem dizer de coração, “Senhor, Tu podes condenar-me justamente, mesmo pelas boas coisas que já fiz?” Se não, vocês podem falar de paz para si mesmos, mas ainda não há paz.”

“Mas, antes que vocês possam falar de paz para as suas almas, há um pecado em particular que tem lhes atingido, e ainda assim receio que poucos de vocês saibam o que é; A maioria de vocês pensa que não é culpada disso: o pecado da incredulidade. Antes que possam falar de paz no coração, devem se preocupar com a incredulidade do coração. No entanto, eu temo, após exame, que devemos achar que a maioria de vocês não tem tanta fé no Senhor Jesus Cristo quanto o próprio Diabo tem. Estou persuadido que o Diabo acredita mais na Bíblia do que a maioria de nós. Ele acredita na Divindade de Jesus Cristo; que é mais do que muitos que se dizem Cristãos creem; ou melhor, ele acredita e treme, e isso é mais do que milhares entre nós fazem. Meus amigos, nós confundimos uma fé histórica com uma fé verdadeira, operada no coração pelo Espírito de Deus. Você acha que acredita porque crê que há um livro que chamamos de Bíblia, porque você vai à igreja; tudo isso você pode fazer e não ter a verdadeira fé em Cristo. Meramente crer que houve uma pessoa como Cristo, apenas acreditar que há um livro chamado a Bíblia, não fará você melhor do que acreditar que houve um homem chamado César ou Alexandre, o Grande. A Bíblia é um depósito sagrado."


Estando nós ainda mortos em nossas ofensas, nos vivificou juntamente com Cristo (pela graça sois salvos). Efésios 2:5

Porque pela graça sois salvos, por meio da fé; e isto não vem de vós, é dom de Deus. Efésios 2:8

Priscila G. 

quinta-feira, 7 de julho de 2016

Que caia o altar da Idolatria!

Diante dos acontecimentos dos últimos dias com a Bianca Toledo, ela nos deixa uma mensagem sábia nas redes sociais, que só pode ter vindo do Espírito Santo para a Igreja. Algo que realmente eu penso é sobre estarmos vigilantes, orando a Deus para nos livras dos falsos profetas. 
Ontem em nossa reunião (Rusivel e eu) oramos por esta situação em que eles estão vivendo, pedimos em favor da vida deles (Bianca, Felipe e Vittorio). E, enquanto eu orava, veio um sentimento muito forte em meu coração, a mensagem que veio para eu orar naquele momento era sobre IDOLATRIA. O Brasil é um país idólatra. Somos, infelizmente, Cristãos idólatras. Veio o sentimento de que Deus quer que venhamos tirar os nossos olhos dos homens e que venhamos olhar para os olhos dEle que emana o fogo consumidor. Ele quer que venhamos tirar o foco do homem que é falho, pecador e miserável, e que venhamos adorar somente e exclusivamente a Ele, digno de todo louvor e adoração. Que Jesus Cristo persiga sua igreja e a traga para o centro da sua soberana vontade. Me veio também o sentimento de que Ele virá com correção sobre nosso país, onde todo altar idólatra vai cair por terra!!! Enquanto orávamos pedimos perdão pelo Brasil, por nossos olhos estar no homem e não em Deus. Além disso oramos para Deus nos livrar da corrupção, de modo que que os líderes não venham se ensoberbecer diante do conhecimento que têm de Deus. Os profetas, líderes, tem se corrompido. Mas não é essa a vontade Deus. Deus não vai dividir sua glória com ninguém! Uma coisa eu tenho certeza, diante dos acontecimentos dos últimos dias, não apenas com a vida dessa pastora, mas diante de tamanha violência, engano, mentira, tristeza, que eu tenho visto nas redes sociais,  Deus está falando com a nação e que os ouvidos da Igreja se abra para esta realidade! Que venhamos cooperar com Deus, entrar no seu conselho e ouvir da sua voz. Como eu necessito da misericórdia de Deus. Deus, tenha misericórdia de nós!

E, enfim, eis a mensagem que li dela hoje, vale a pena ler e meditar:

"Aprendi ha alguns anos atras que há um tesouro na dor. E como esse aprendizado tem me reestabelecido neste momento! Estou Doendo, mas aprendendo muito.// Hoje estamos virando uma página. O que eu precisava comunicar a vocês o fiz e sei que clamam por mim e por Vittorio. Agora não precisamos mais falar nisso.

Novamente perdi o chão e vi que isso não era novo pra mim. Aprendi a abrir as asas! Não desejo a ninguém o que vi, ouvi e senti no ultimo mês. Mas Deus falou comigo enquanto me tomava nos braços de volta ao seu amor sem fim e me fez lembrar que me ressuscitou para anunciar sua volta em Jesus preparando a igreja para este iminente encontro. E os últimos dias serão exatamente assim.(Nos preveniu Jesus)

Uma tempestade vai limpar os altares cristãos em toda a terra e deixará algumas cicatrizes nos filhos, puros, e fieis. Não tem problema! Nada se compara ao que Jesus sofreu por nós. E lembre-se também que Ele também teve seu Judas. Mesmo sendo Deus. E como convivia com isso? Ele confiava no Pai. Judas são fundamentais e estão por todo lado. Ande na luz e Deus fará deles peça chave para seu aperfeiçoamento. Clamo pela lucidez da igreja. Agora digo que provei a dor dos últimos dias. E o engano do justo é um forte sinal. Sofro porque sou pó, mas o sopro do éden ainda vive em mim. Vejam que Muitos outros cairão nos próximos dias porque sujaram o que é santo conscientemente e a igreja vai despertar para o que ignora: satanismo infiltrado nas lideranças, pedófilos e imorais, corruptos e adúlteros, gananciosos e manipuladores. Para que haja TEMOR e CURA. A Biblia prevê isso ha mais de dois mil anos. (Mt 24) E todos ainda se surpreendem! Temor e tremor sejam manifestos em todas as congregações e ninguém seja poupado de sua evidente corrupção. Pois de Deus não se zomba.

"Se alguém vos anunciar outro evangelho além do que já recebestes, seja anátema” Gl 1.9
Amo vocês"

Priscila G.
07/07/2016

terça-feira, 5 de julho de 2016

Isto é loucura? (Reflexão)

Ora, o homem natural não compreende as coisas do Espírito de Deus, porque lhe parecem loucura; e não pode entendê-las, porque elas se discernem espiritualmente. (1 Co 2:14)
Mas Deus escolheu as coisas loucas deste mundo para confundir as sábias; (1 Co 1:27)


CONTEXTO 

Enquanto minha irmã fazia a minha unha, eu estava procurando algo para assistir. Tentei colocar uma pregação mas o youtube não queria conectar na televisão. Então, resolvi pesquisar no Google sobre opções de filmes cristãos que eu poderia assistir no netflix, no entanto não me interessei pelas opções que foram sugeridas. Por fim, comecei a escolher aleatoriamente um filme, até que eu achei uma mini-série, chamada “A Bíblia”, e pensei: por que não assistir, não é mesmo? E foi por intermédio dessa mini série que veio ao meu coração a vontade compartilhar por meio da escrita meus pensamentos. Assisti até então seis capítulos, e falta ainda quatro para finaliza-la. 

Do decorrer do dia eu fiz planos para a noite e a minha noite não foi exatamente como eu planejei mas julgo melhor a escolha que Deus fez por mim. Deus é bom!

Ao término dos seis capítulos, (e já era quase uma hora da manhã) me encontrei pensativa. O meu coração estava inquieto. Minha mente tentava raciocinar…

– Impossível! Eu me rendo, ninguém explica Deus.

REFLEXÃO 

Se eu analiso de forma totalmente racional (natural) eu não teria a mínima chance de acreditar em Deus. Parei para pensar nas loucuras inexplicáveis que foram apresentados no filme, e lembrei de muitas outras que a Bíblia narra. Pense comigo e eu acredito que chegará á mesma conclusão. É muita loucura em uma história só.
Tudo começa com o inicio de tudo, o fato de tudo existir por meio de uma palavra, por alguém que não vimos; depois, nós deparamos com homem formado do pó da terra e a sua mulher da costela deste homem, isso ao nossos olhos não é natural, não é assim que somos gerados. Mais a frente, encontramos uma serpente conversando com nada mais, nada menos, que com pessoas, isso não parece loucura? Depois Abrão e Sara que terá Isaque em sua velhice, sem contar que Sara era estéril. E, quando lemos sobre a esposa de Ló que ao olhar para trás (Sodoma) vira estátua de sal? Tipo, estátua de sal, mesmo? A história não termina por ai. Vamos ler a respeito do mar que se abre para Moisés e o povo de Deus atravessar por ele, caraca! E quando deparamos com tragédias tais como os primogênitos (inclui crianças) sendo mortas… Crianças sendo mortas? Durante a história que é narrada pela Bíblia deparamos com muito sangue derramado, muita guerra, tudo isso por causa de terra. E, Davi, um garoto que mata um gigante golias apenas com uma pedrada. Não é de admirar? E a muralha de Jericó que caiu? O Sol que parou. Três homens em meio á fornalha de fogo ardente que saem de lá intacto e talvez até sem cheiro de fumaça. Daniel que vira amigo dos leões em vez de almoço? Ora, Sansão o cara mais forte que já se ouviu falar na história e ao cortar suas tranças perde completamente ás suas forças. E, a história de Jonas engolido por um peixe e depois devolvido para a terra? Sem contar Maria, uma mulher virgem, que da a luz á um Filho; Se olharmos para o próprio Jesus, homem que fica quarenta dias sem comer nada em meio ao calor e frio do deserto, e ainda permanece vivo. Multiplicações de pães e peixes, tantos milagres e curas; Demônios expulsos? Eu poderia citar muitas outra coisas que racionalmente são inexplicáveis, e portanto, julgados por muitos homens, como impossíveis, e talvez apenas mais história para pessoas “dormirem”. Ou quem sabe, um amuleto para viver bem… Será? 

Quando eu olho para tudo isso, eu chego a uma conclusão que não é possível ser “metade crente”, isso é impossível! Ou nos entregamos por completo á essa crença, ou seja, cremos em Deus ou simplesmente não cremos. Como é possível permanecer no meio? A própria história de ilustrações extraordinárias não nos permite isso. Pois, quando nos deparamos com tantas coisas “loucas” percebemos a grandiosidade desse Deus.
Então, por que nós tememos? Por que nós não confiamos em Deus? Por que tanto desespero? E porque insistimos em querer ter resposta para tudo, como se nós fossemos os criadores e não criaturas? Deus está muito acima da nossa mente finita, muito além do que nossas palavras poderiam descrever. Ele criou todas as coisas, e tudo se fez por meio da sua Palavra, e esta mesma palavra, sustenta todas as coisas. Ele é o início, o meio e o fim. E, realmente, não temos como explicar Deus. A fé é exagerada mesmo! É o extremo mesmo! Está aquém da compreensão humana. Deus está acima de tudo que é explicável! E, isso é o esperado mesmo, pois ele é o Criador!
Envergonho-me por tanta incredulidade a respeito de coisas tão pequenas e simples do dia-a-dia, que quando comparadas ás essas “loucuras” que são descritas na Bíblia não há como não me envergonhar. Ele fez e cuidou de tudo, esteve no controle de toda a história da humanidade, tanto das tragédias quanto das vitórias. Ele esteve presente no Egito, e quando ele decidiu tirar seu povo de lá, ele O fez. Ele esteve presente na Babilônia e quando resolveu tirar seu povo de lá, ele O fez. Da mesma forma que Ele se faz presente hoje, a história continua, e no dia que Ele quiser dar fim a esse cativeiro onde o pecado permanece no mundo, Ele o fará e Jesus virá encontrar com a sua igreja.
Não é loucura tudo isso? Sim é, para mente humana, para aqueles cujo os olhos ainda não foram abertos, sim é loucura! Quão insondáveis são ó Deus os seus caminhos! Sonda-me e conhece-me! Guia o meu coração! Porque não posso permanecer mais no meio termo! Minha alma está inquieta dentro de mim. Ajuda-me mais uma vez, peço-te, na minha incredulidade! Pois, depois de tantas provas visíveis e invisíveis não quero viver minha vida sem confiar de que você está no controle de tudo. Ou creio por inteiro ou não cabe a mim crer em mais nada!
Diante disso tudo, eu até rio, porque querer explicar a sua soberania e ao mesmo tempo a nossa responsabilidade, é talvez querer muito, os dois caminhos irão ser convergir na eternidade. Não ignoro o fato de que o povo perece por falta de entendimento, mas querer explicar todas as coisas, e ter resposta para tudo, é demais!  O que cabe a mim é me submeter ao evangelho de Jesus Cristo, acreditar nesse livro fantástico, onde o seu poder, sua glória, sua fidelidade, sua justiça, seu amor, seu juízo, se manisfesta a nós, pecadores. E, diante disso, miseráveis pecadores que nós somos, que eu sou, somente o evangelho da sua graça soberana para abrir os nossos olhos, como o Senhor fez a Saulo no caminho de Damasco, somente assim, ó Jesus, por intermédio do seu Santo Espírito, só assim poderemos amá-lo, segui-lo, honrar-lo e cooperar para que o evangelho se propague, e muitas outras loucuras sejam testemunhadas pelo mundo á fora…
Deus, perdoe-me! Cura-me! Persegue-me! Pois eu preciso de Ti! Eu preciso que o teu evangelho e poder alcance o meu coração; Me transforma! Muda-me por completo! Pois o Senhor é Deus e é poderoso! E diante dessas loucuras descritas, duas opções existem a toda humanidade: crer ou não crer, sem meio termo. Talvez seja por isso que os mornos serão vomitados. Porque não é explicável crer “mais ou menos”, viver uma vida "mais ou menos". Eu sei que a escolha primeira não parte de mim, mas do seu Espírito que pode me convencer do meu pecado, da minha maldade e é capaz de me libertar do egoísmo e orgulho.
Oro a Ti para que sua luz resplandeça sobre mim, que meu coração volte para Ti, que meus olhos te contemple, me leve a um lugar onde eu possa crer, crer e crer de todo o meu coração, com todo o meu entendimento e força! Pois o Senhor é Deus, o todo poderoso, o criador dos céus e da terra, o santo, o incorruptível, o grandioso e também é PAI! Obrigada por mostrar um pouco mais sobre a sua soberania e que o Senhor me capacite a cumprir com as minhas responsabilidades para tua glória e louvor!

Ora, finalizo então com o versículo que foi iniciado - Ora, o homem natural não compreende as coisas do Espírito de Deus, porque lhe parecem loucura; e não pode entendê-las, porque elas se discernem espiritualmente. (1 Co 2:14). 

Priscila G.

05/07/2016 ás 01:40

Os doze espias

"Números, cap. 13 Versos 25 a 33 - Ao fim de quarenta dias, eles voltaram de sondar a terra. Ao chegarem, apresentaram-se a Moisés e ...