terça-feira, 5 de julho de 2016

Isto é loucura? (Reflexão)

Ora, o homem natural não compreende as coisas do Espírito de Deus, porque lhe parecem loucura; e não pode entendê-las, porque elas se discernem espiritualmente. (1 Co 2:14)
Mas Deus escolheu as coisas loucas deste mundo para confundir as sábias; (1 Co 1:27)


CONTEXTO 

Enquanto minha irmã fazia a minha unha, eu estava procurando algo para assistir. Tentei colocar uma pregação mas o youtube não queria conectar na televisão. Então, resolvi pesquisar no Google sobre opções de filmes cristãos que eu poderia assistir no netflix, no entanto não me interessei pelas opções que foram sugeridas. Por fim, comecei a escolher aleatoriamente um filme, até que eu achei uma mini-série, chamada “A Bíblia”, e pensei: por que não assistir, não é mesmo? E foi por intermédio dessa mini série que veio ao meu coração a vontade compartilhar por meio da escrita meus pensamentos. Assisti até então seis capítulos, e falta ainda quatro para finaliza-la. 

Do decorrer do dia eu fiz planos para a noite e a minha noite não foi exatamente como eu planejei mas julgo melhor a escolha que Deus fez por mim. Deus é bom!

Ao término dos seis capítulos, (e já era quase uma hora da manhã) me encontrei pensativa. O meu coração estava inquieto. Minha mente tentava raciocinar…

– Impossível! Eu me rendo, ninguém explica Deus.

REFLEXÃO 

Se eu analiso de forma totalmente racional (natural) eu não teria a mínima chance de acreditar em Deus. Parei para pensar nas loucuras inexplicáveis que foram apresentados no filme, e lembrei de muitas outras que a Bíblia narra. Pense comigo e eu acredito que chegará á mesma conclusão. É muita loucura em uma história só.
Tudo começa com o inicio de tudo, o fato de tudo existir por meio de uma palavra, por alguém que não vimos; depois, nós deparamos com homem formado do pó da terra e a sua mulher da costela deste homem, isso ao nossos olhos não é natural, não é assim que somos gerados. Mais a frente, encontramos uma serpente conversando com nada mais, nada menos, que com pessoas, isso não parece loucura? Depois Abrão e Sara que terá Isaque em sua velhice, sem contar que Sara era estéril. E, quando lemos sobre a esposa de Ló que ao olhar para trás (Sodoma) vira estátua de sal? Tipo, estátua de sal, mesmo? A história não termina por ai. Vamos ler a respeito do mar que se abre para Moisés e o povo de Deus atravessar por ele, caraca! E quando deparamos com tragédias tais como os primogênitos (inclui crianças) sendo mortas… Crianças sendo mortas? Durante a história que é narrada pela Bíblia deparamos com muito sangue derramado, muita guerra, tudo isso por causa de terra. E, Davi, um garoto que mata um gigante golias apenas com uma pedrada. Não é de admirar? E a muralha de Jericó que caiu? O Sol que parou. Três homens em meio á fornalha de fogo ardente que saem de lá intacto e talvez até sem cheiro de fumaça. Daniel que vira amigo dos leões em vez de almoço? Ora, Sansão o cara mais forte que já se ouviu falar na história e ao cortar suas tranças perde completamente ás suas forças. E, a história de Jonas engolido por um peixe e depois devolvido para a terra? Sem contar Maria, uma mulher virgem, que da a luz á um Filho; Se olharmos para o próprio Jesus, homem que fica quarenta dias sem comer nada em meio ao calor e frio do deserto, e ainda permanece vivo. Multiplicações de pães e peixes, tantos milagres e curas; Demônios expulsos? Eu poderia citar muitas outra coisas que racionalmente são inexplicáveis, e portanto, julgados por muitos homens, como impossíveis, e talvez apenas mais história para pessoas “dormirem”. Ou quem sabe, um amuleto para viver bem… Será? 

Quando eu olho para tudo isso, eu chego a uma conclusão que não é possível ser “metade crente”, isso é impossível! Ou nos entregamos por completo á essa crença, ou seja, cremos em Deus ou simplesmente não cremos. Como é possível permanecer no meio? A própria história de ilustrações extraordinárias não nos permite isso. Pois, quando nos deparamos com tantas coisas “loucas” percebemos a grandiosidade desse Deus.
Então, por que nós tememos? Por que nós não confiamos em Deus? Por que tanto desespero? E porque insistimos em querer ter resposta para tudo, como se nós fossemos os criadores e não criaturas? Deus está muito acima da nossa mente finita, muito além do que nossas palavras poderiam descrever. Ele criou todas as coisas, e tudo se fez por meio da sua Palavra, e esta mesma palavra, sustenta todas as coisas. Ele é o início, o meio e o fim. E, realmente, não temos como explicar Deus. A fé é exagerada mesmo! É o extremo mesmo! Está aquém da compreensão humana. Deus está acima de tudo que é explicável! E, isso é o esperado mesmo, pois ele é o Criador!
Envergonho-me por tanta incredulidade a respeito de coisas tão pequenas e simples do dia-a-dia, que quando comparadas ás essas “loucuras” que são descritas na Bíblia não há como não me envergonhar. Ele fez e cuidou de tudo, esteve no controle de toda a história da humanidade, tanto das tragédias quanto das vitórias. Ele esteve presente no Egito, e quando ele decidiu tirar seu povo de lá, ele O fez. Ele esteve presente na Babilônia e quando resolveu tirar seu povo de lá, ele O fez. Da mesma forma que Ele se faz presente hoje, a história continua, e no dia que Ele quiser dar fim a esse cativeiro onde o pecado permanece no mundo, Ele o fará e Jesus virá encontrar com a sua igreja.
Não é loucura tudo isso? Sim é, para mente humana, para aqueles cujo os olhos ainda não foram abertos, sim é loucura! Quão insondáveis são ó Deus os seus caminhos! Sonda-me e conhece-me! Guia o meu coração! Porque não posso permanecer mais no meio termo! Minha alma está inquieta dentro de mim. Ajuda-me mais uma vez, peço-te, na minha incredulidade! Pois, depois de tantas provas visíveis e invisíveis não quero viver minha vida sem confiar de que você está no controle de tudo. Ou creio por inteiro ou não cabe a mim crer em mais nada!
Diante disso tudo, eu até rio, porque querer explicar a sua soberania e ao mesmo tempo a nossa responsabilidade, é talvez querer muito, os dois caminhos irão ser convergir na eternidade. Não ignoro o fato de que o povo perece por falta de entendimento, mas querer explicar todas as coisas, e ter resposta para tudo, é demais!  O que cabe a mim é me submeter ao evangelho de Jesus Cristo, acreditar nesse livro fantástico, onde o seu poder, sua glória, sua fidelidade, sua justiça, seu amor, seu juízo, se manisfesta a nós, pecadores. E, diante disso, miseráveis pecadores que nós somos, que eu sou, somente o evangelho da sua graça soberana para abrir os nossos olhos, como o Senhor fez a Saulo no caminho de Damasco, somente assim, ó Jesus, por intermédio do seu Santo Espírito, só assim poderemos amá-lo, segui-lo, honrar-lo e cooperar para que o evangelho se propague, e muitas outras loucuras sejam testemunhadas pelo mundo á fora…
Deus, perdoe-me! Cura-me! Persegue-me! Pois eu preciso de Ti! Eu preciso que o teu evangelho e poder alcance o meu coração; Me transforma! Muda-me por completo! Pois o Senhor é Deus e é poderoso! E diante dessas loucuras descritas, duas opções existem a toda humanidade: crer ou não crer, sem meio termo. Talvez seja por isso que os mornos serão vomitados. Porque não é explicável crer “mais ou menos”, viver uma vida "mais ou menos". Eu sei que a escolha primeira não parte de mim, mas do seu Espírito que pode me convencer do meu pecado, da minha maldade e é capaz de me libertar do egoísmo e orgulho.
Oro a Ti para que sua luz resplandeça sobre mim, que meu coração volte para Ti, que meus olhos te contemple, me leve a um lugar onde eu possa crer, crer e crer de todo o meu coração, com todo o meu entendimento e força! Pois o Senhor é Deus, o todo poderoso, o criador dos céus e da terra, o santo, o incorruptível, o grandioso e também é PAI! Obrigada por mostrar um pouco mais sobre a sua soberania e que o Senhor me capacite a cumprir com as minhas responsabilidades para tua glória e louvor!

Ora, finalizo então com o versículo que foi iniciado - Ora, o homem natural não compreende as coisas do Espírito de Deus, porque lhe parecem loucura; e não pode entendê-las, porque elas se discernem espiritualmente. (1 Co 2:14). 

Priscila G.

05/07/2016 ás 01:40

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os doze espias

"Números, cap. 13 Versos 25 a 33 - Ao fim de quarenta dias, eles voltaram de sondar a terra. Ao chegarem, apresentaram-se a Moisés e ...