domingo, 20 de novembro de 2016

A IGREJA, A BÍBLIA E O MUNDO

CONVIDO VOCÊ A ANALISAR comigo a identidade bíblica da igreja de Jesus Cristo e, com isso,
questionar nosso modo de viver.

A Igreja é a comunhão daqueles que se arrependem e confiam no perdão e no amor do Deus Salvador. Daqueles que recebem a Palavra que afirma que Deus Pai conferiu ao Filho, Jesus Cristo, a honra, a força, o poder, o domínio e a glória. A igreja é portadora dessa mensagem que estabelece Jesus Cristo como Senhor, diante de quem todo joelho se dobrará. Para revelar esse senhorio aos homens, ela precisa viver segundo o coração de Deus, submetendo-se a ele, e seus membros, uns aos outros. SERÁ QUE QUANDO O MUNDO OLHA PARA NÓS VÊ UM SINAL DO SENHORIO DE CRISTO ENTRE OS HOMENS?

A Igreja é o Corpo de Cristo, a presença de Cristo na terra. No Advento, ele chega para viver entre nós; e no Pentecostes, para viver em nós. Um presença santa e divina se mistura á humanidade pecadora. Como se estivesse em seu templo, o Senhor da glória habita em nós. Somos convidados a caminhar com ele, estendendo nossas mãos aos famintos, sedentos, encarcerados, doentes e enlutados. SERÁ QUE QUANDO O MUNDO OLHA PARA NÓS VÊ UM SINAL DA PRESENÇA DE DEUS NESTE PLANETA?

A Igreja do Senhor é portadora da mensagem de Deus, que amou o mundo de tal maneira que veio pessoalmente nos acolher, abraçar. É a comunidade de amor que tem um só coração e uma só alma, que espelha no mundo o mistério da diversidade e da unidade da Trindade. Assim, não somente pela qualidade de nossos relacionamentos entre nós, mas também pela capacidade de amar os inimigos, seremos conhecidos como discípulos de Cristo. SERÁ QUE QUANDO O MUNDO OLHA PARA NÓS VÊ UM SINAL DO AMOR DE DEUS POR TODOS OS SERES HUMANOS? 

A Igreja de Cristo é uma família na qual irmãos e irmãs vivem em sujeição e obediência ao Pai celestial. Uma família que tem apenas um Senhor e Chefe, Jesus Cristo, por isso ninguém procura dominar ou controlar o outro; pelo contrário, cada um humildemente considera o outro superior. A Igreja é uma família de famílias. Cada um abriu mão do amor ao poder para se entregar ao poder do amor; para servir, em vez de controlar. SERÁ QUE QUANDO O MUNDO OLHA PARA NÓS VÊ UM SINAL DE HUMILDADE E SOLIDARIEDADE? 

Nesta Igreja não há mais escravo ou homem livre, judeu ou gentio, homem ou mulher porque todos são um em Cristo. SERÁ QUE QUANDO O MUNDO OLHA PARA NÓS VÊ UMA COMUNIDADE INCLUSIVA, LIVRE DE PRECONCEITOS E DISCRIMINAÇÕES?

Igreja é santa, mas composta de membros pecadores. Santa á medida que se reconhece pecadora. Salva, a partir do momento que se considera perdida, pois o Filho do Homem não veio salvar o justo, mas o pecador; não veio para o são, mas para o doente. Igreja que ora é noiva, ora é prostituta. Ela se prostitui ao fazer aliança com o dinheiro, o poder, o orgulho, e quando explora a boa fé do povo. 
Porém, é noiva - ou virgem pura, como disse Paulo - pela ternura de Cristo por intermédio da presença santificadora do Espírito Santo. Somente uma Igreja que se reconhece pecadora e se quebranta diante de Deus pode ser resgatada e restaurada por ele. SERÁ QUE QUANDO O MUNDO NOS OLHA PARA NÓS VÊ SINAIS DE QUEBRANTAMENTO E SANTIFICAÇÃO?

As escrituras são o espelho diante do qual a Igreja deve ver seu rosto verdadeiro. A cada encontro em que abrimos a Palavra, a cada estudo bíblico, a cada pregação, Deus estende esse espelho e nos pergunta SE SOMOS SINAL DO DIVINO NESTE MUNDO CAÓTICO. Um sinal do Senhorio de Cristo, da presença de Deus, do amor da trindade, um sinal de humildade e solidariedade, de santidade, um sinal de quebrantamento.

A Igreja, ao longo da história, guardou viva sua relação com a Palavra. Ela sempre foi bíblica - esta é sua graça. No entanto, nem sempre foi bíblica - esta é sua falta. Porém, deve ser a cada dia mais bíblica - este é seu desafio. Cada vez que abrimos as escrituras, e nosso coração a elas a presença do Espírito, a Igreja tem a chance de se tornar mais bíblica, mais conformada á imagem daquele que nos criou e salvou. QUE O MUNDO POSSA VER NOSSAS OBRAS E GLORIFICAR A DEUS, QUE ESTÁ NO CÉU.

Texto retirado do livro Meditatio, do autor Osmar Ludovico. Pág. 136-139 
Cap. A Igreja, a Bíblia e o Mundo. Editora: Mundo Cristão
Livro Fantástico!

Priscila G. 



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os doze espias

"Números, cap. 13 Versos 25 a 33 - Ao fim de quarenta dias, eles voltaram de sondar a terra. Ao chegarem, apresentaram-se a Moisés e ...