terça-feira, 25 de novembro de 2014

Dedicação

Qual o significado de dedicação? Antes de continuarmos, é importante que haja uma definição mais clara a respeito desse assunto que estaremos abordando hoje.
Significado de Dedicar
Consagrar.Tributar; oferecer; destinar.
Sacrificar-se por; destinar-se; devotar-se.
Significado de Dedicação
Ação ou efeito de dedicar ou de se dedicar;Característica, particularidade, estado ou comportamento da pessoa que se dedica a (alguém ou alguma coisa); desvelo. Ação ou efeito de dedicar; devoção. Expressão de amor; que demonstra excesso de afeição ou consideração;
Sinônimo de dedicação: afeição, desvelo e devoção;
Antônimo de dedicação: desleixo, desinteresse, descuido, menosprezo;
Fonte: http://www.dicio.com.br/


Dedicação diz muito á respeito do que há dentro de nós. Quando nos dedicamos á algo, pressupõe-se que o objeto da nossa dedicação é muito importante para nós. Vejamos alguns exemplos: "Se eu tenho um desejo muito grande de aprender inglês, vou me dedicar o máximo para adquirir este conhecimento, vou disponibilizar tempo para fazer exercícios, ver vídeos, treinar a pronúncia, etc". "Se eu tenho uma paixão por música da minha parte haverá dedicação de tempo para aprender música, sabe-se que qualquer instrumento musical, exige treinamento, e portanto dedicação". "Se meu sonho é ser médica terei que dedicar tempo para os estudos (e não é pouco tempo)".
Tudo na vida, exige de nós tempo e dedicação. E, naturalmente dedicamos mais tempo para aquilo que nós gostamos, ou para aquilo que julgamos ser importante e em muitos outros casos dedicamos tempo aquilo que é necessário, por exemplo, um pai de família, precisa sustentar sua família, trazer o pão de cada dia, este pai, ainda que não goste de trabalhar, ele têm a consciência de que isso é necessário, e portanto, trabalhará.
Amigos, namorado, marido, esposa, filhos, todos exigirá de mim, de nós, tempo e dedicação. Não é verdade?
Pois bem... E, o que diremos pois, das pessoas que amam a Jesus? Que verdadeiramente gostam de Jesus, e que acham de suma importância o evangelho do reino?
Quando uma pessoa é apaixonada por Jesus, ela dedica tempo para estar com Jesus, para relacionar-se com Ele. Essa pessoa dedicará tempo para ler as escrituras, estudar a Bíblia, dedicará tempo para a leitura de livros que as auxilie no seu aprendizado sobre Jesus. Dedicará tempo para ouvir pregação de pessoas que vão leva-las para perto de Jesus. Essas pessoas vão querer estar próximas de outras pessoas que as conduzam e as ajudam á caminhar com Deus.
Ao ler biografias de homens e mulheres que relacionaram com Deus, pessoas que fizeram a diferença na sua geração, existe algo em comum a todos eles, que é o amor e a dedicação. Essas pessoas investiram suas vidas para viver um relacionamento com Cristo. Elas entendiam o seu papel de noivas de Cristo.
Nossa ação é, em muitos casos, mais importantes do que as nossas palavras. Porque a nossa ação é capaz de mostrar o que há dentro do nosso coração. Há muitas palavras sendo ditas por ai que não condiz com á realidade da pessoa que a diz. Há muitas palavras bonitas, muitos elogios... E há muita mentira também... 
Muitos líderes religiosos pregam com persistência sobre o dízimo e ofertas, dedicam horas pregando a importância de darmos mais do nosso dinheiro (eu, particularmente, não sou contra o dízimo ou a oferta), no entanto, quantos falam sobre a importância de darmos o dízimo do nosso tempo para Deus? Quantos pregam sobre o relacionamento entre o Noivo (Cristo) e a noiva (Igreja)? 
O nosso Deus é vivo e pessoal. Na bíblia Deus é conhecido como Pai, Esposo, Irmão, Filho, amigo... O nosso Deus tem sentimentos, Ele é pessoal! Ele deseja estar conosco, ele tem prazer em nos ouvir. Jesus é apaixonado por nós. Nós temos um Deus que está constantemente nos cortejando e nos presenteando. Isso é fantástico!


O que Deus quer de você?


Estou procurando pelo desfiladeiro.
É seu nome que estou chamando.
Embora você esteja tão distante
Sei que ouve minha súplica.
Por que não me responde?
Aqui estou.
Aqui estou.

Emmylon Harris, Here I am
O nosso Noivo é o Deus de glória, Ele não precisa de nós, Ele é suficiente em si mesmo, e mesmo assim, Ele deseja a nossa companhia, e quer sorrir conosco e enxugar nossas lágrimas... Ele quer chorar conosco também, cuidar de nós. Ele quer estar em nossa companhia... Isso é não é assombroso? Isso não é maravilhoso?




"Noivo simplesmente significa prometido. Essa é a mais íntima de todas as metáforas que Jesus escolheu para descrever seu amor e desejo por nós, e o tipo de relacionamento para o qual ele nos convida".

Em busca da Alma feminina, John & Stasi Eldredge



Eu a amei com amor eterno. 
Assinado, Deus (Jeremias 31:3)

E o que me preocupa é o fato da nossa geração não estar correspondendo a este amor. Me preocupa ver uma geração de "crentes" mornos e vazios de Deus. Estamos vazios de Deus e cheios do mundo: Cheios de vaidade, cheios de egoísmo, cheios de orgulho, cheios de soberba, cheios de si mesmo, cheios do desleixo (o oposto da dedicação).
Uma geração onde Jesus não têm sido o centro. Uma geração onde a nossa realidade tem sido: “busquem as outras coisas em primeiro lugar” e “o reino de Deus será acrescentado”. Estão invertendo os princípios. Está errado! Então, eu me pergunto, o que está acontecendo com nós? Não há desespero em nós pela presença de Deus! Não há um clamor genuíno! Não há amor! Não há dedicação! Não há devoção!
"Mas tu, quando orares, entra no teu aposento e, fechando a tua porta, ora a teu Pai que está em secreto; e teu Pai, que vê em secreto, te recompensará publicamente." (Mateus 6:6)
O desejo de Deus em estar com você é tão grande... que Ele promete te recompensar por isso. Dá para compreender? Um amor tão grande como o amor de Deus por mim e por você? Um amor que diz "Fique comigo", um amor que diz "Eu te recompenso", "Eu sou tão feliz quando estou com você minha noiva". Que amor é esse? Não é pela recompensa que vamos correr para nosso quarto, e sim por amor... Porque não há palavras quando olhamos para um Deus tão amoroso quanto este. O amor de Deus nos constrange. 

"Deus nos perdoe. Perdoe nossos pecados. Perdoe a dureza do nosso coração. Perdoe tanto desleixo da nossa parte. Senhor tenha misericórdia de nós. Desperta em nós o anseio por mais do Senhor. Por mais da Sua presença. Nos dê a alegria de estar com você, apenas com você, sem sem nenhum obstáculo entre o Senhor e nós. Levanta, oh Jesus, uma geração sedenta por ti e apaixonada por Ti! Senhor arrebata o nosso coração. Tome-o para Ti!" Amém

Prisca Lima,
24/11/2014

Um comentário:

Os doze espias

"Números, cap. 13 Versos 25 a 33 - Ao fim de quarenta dias, eles voltaram de sondar a terra. Ao chegarem, apresentaram-se a Moisés e ...